Documento Preparatório para Sínodo Pan-Amazônico é aprovado

Aprovação aconteceu durante a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal, realizada nos  dias 12 e 13 de abril

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Parte da equipe que contribui na preparação do Sínodo para a Amazônia/ Foto: Repam

O Conselho Pré-Sinodal da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica aprovou seu Documento Preparatório. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano neste sábado, 14, a aprovação aconteceu durante a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal, que foi presidida pelo Papa Francisco nos últimos dias 12 e 13 de abril.

Segundo informações da Santa Sé, a abertura dos trabalhos foi realizada pelo Secretário-Geral, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, que agradeceu ao Santo Padre pela presença e dirigiu uma saudação especial aos membros do Conselho Pré-Sinodal e aos peritos convocados para o encontro – alguns dos quais pertencem à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

O Documento Preparatório da Assembleia Especial, que terá como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, foi examinado durante as sessões de trabalho. Os membros expressaram seu agradecimento pelo texto preparado pela Secretaria-Geral do Sínodo com a ajuda dos peritos, e ofereceram sugestões úteis para o seu aperfeiçoamento.

No debate, foi enfatizada a importância da Região Pan-amazônica para todo o planeta. Em particular, os membros e especialistas discutiram a situação pastoral do território e a necessidade de serem iniciados novos caminhos para uma inculturação do Evangelho entre as populações. Foi refletido também sobre a crise ecológica que afetou a região, e salientada a necessidade de promover uma ecologia integral, em consonância com a encíclica Laudato Sí.

No final da discussão, um questionário final foi incorporado ao Documento. Posteriormente, o texto será transmitido às Conferências Episcopais em questão e aos demais órgãos com direito a iniciar a consulta pré-sinodal. Na conclusão dos trabalhos, Francisco agradeceu aos membros do Conselho e aos demais participantes por suas contribuições e pelo espírito de comunhão durante a reunião.

O post Documento Preparatório para Sínodo Pan-Amazônico é aprovado apareceu primeiro em Notícias.

;
Matéria retirada do Site: Noticias do Vaticano por papa.cancaonova.com

Gostou do nosso site, compartilhe...

Pastoral da Comunicação Santa Terezinha

Missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Definição: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação -  CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. E João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio). Objetivo Geral: As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós. O Sistema Pascom de Automatização de Mensagens, foi desenvolvido plenamente para que nossos paroquianos tenha sempre a mão as notícias mais atualizadas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *