BATISMO DO SENHOR

A festa do Batismo do Senhor faz parte do conjunto das comemorações da manifestação do Senhor do Ciclo de Natal. Está presente de certa forma na solenidade da Epifania, em que se comemora a manifestação do Senhor aos pagãos e seu batismo no Jordão. A vida de Deus que nasce no Natal, vai se manifestando. Desenvolve-se pela ação do Espírito Santo. Portanto, com a festa de hoje, encerra-se o Ciclo do Natal, tempo em que recordamos a vinda de Deus até nós. Batizado o Senhor, os céus se abriram e Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2016

 TEMPO DO ADVENTO – “Eis o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos!” BOM DIA AMIGA (O) LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “DOIS CEGOS, CRENDO EM JESUS, SÃO CURADOS “ EVANGELHO: Mateus 9,27-31: Quando Jesus saiu dali, dois cegos o seguiram, gritando: Tem piedade de nós, filho de Davi. 28 Jesus chegou em casa, e os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou: Vocês acreditam que eu posso fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor. 29 Então Jesus tocou os olhos deles, dizendo: Que aconteça conforme Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2016

 TEMPO DO ADVENTO – “Eis o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos!” BOM DIA AMIGA (O) LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “AQUELE QUE PÕE EM PRÁTICA A VONTADE DO MEU PAI, QUE ESTÁ NO CÉU “ EVANGELHO: Mateus 7,21.24-27: Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Naquele dia muitos me dirão: Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não Leia Mais …

Reunir, numa só oração, todas as orações da Assembléia.

Certa cidade estava precisando de uma escola. Todos sabiam disso, mas ninguém tomava a inciativa de ir ao Governo do Estado para pedir a construção da tal escola. Um dia o Ildefonso criou coragem e foi falar com o governador. Seu pedido, porém, não obteve sucesso imediato. O governador disse-lhe: – Meu amigo, eu gostaria de ouvir mais gente sobre a necessidade dessa escola. Faça uma coleta de assinaturas e volte aqui com uma comissão. Ai vamos pensar no assunto. O “seu” Ildefonso conseguiu três mil assinaturas e voltou ao Leia Mais …

O “Glória” é uma das mais perfeitas formas de louvor

O Glória é um hino de louvou à Santíssima Trindade. Louvamos o Pai, o Filho e o Espirito Santo, expressando através do canto, a nossa alegria de filhos de Deus. Vem logo depois do Ato Penitencial, porque o perdão de Deus nos faz felizes e agradecidos. É motivado por uma alegria que transborda de nosso coração de maneira espontânea. O paralítico, curado à porta do templo, “deu um salto, põs-se de pé e começou a andar, entrou no templo, saltando e louvando a Deus. E todo o povo viu-o caminhar Leia Mais …

Ato Penitencial

Pois bem! Feita a acolhida e saudação, o presidente da celebração nos convida a realizar o ATO PENITENCIAL: “Certa vez os escribas e fariseus levaram a Jesus uma mulher adúltera e lhe disseram: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em adultério. Segundo a Lei, Moisés manda apedrejar tais mulheres. Tu, porém, o que dizes? Eles diziam assim para pô-lo à prova, a fim de terem motivo para acusa-lo. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem numa resposta, o Senhor ergueu-se e lhes disse: “Quem de vós não Leia Mais …

MISSA PARTE POR PARTE – Parte II

Introdução: No encontro passado começamos a detalhar cada momento da Santa Missa e o significado destes momentos. Vimos a necessidade da presença do povo para realização da santa Missa, o significado da procissão de entrada, o beijo no altar e o sinal da cruz. Hoje continuaremos a ver cada momento da Santa Missa de maneira muito tranquila, sem pressa, tentando realmente enfatizar cada momento, por mais que pareça (mais não é) um momento sem muita importância. Veremos que tudo na Santa Missa tem grande importância! ACOLHIDA E SAUDAÇÃO: o Missal Leia Mais …

MISSA PARTE POR PARTE

O POVO REUNIDO: A introdução geral sobre o Missal Romano, ao trazer a forma de celebrar a Santa Missa, começa da seguinte forma: “Reunido o povo, o sacerdote e os ministros paramentados dirigem-se ao altar na seguinte ordem:” (n. 82, pág. 53). Porque o Missal traz a expressão “Reunido o povo”? Porque, em regra, não existe missa sem o povo!  O Missal traz até a possibilidade de Missa sem povo, mas exige que o sacerdote esteja acompanhado por um ministro ou ao menos um fiel. Essa exigência do Missal, nos Leia Mais …

POSIÇÕES DO CORPO – Parte II

No encontro passado começamos a pormenorizar cada gesto que praticamos durante a Santa Missa e, hoje, terminaremos essa explanação dos gestos para que no próximo encontro, já conhecedores de todos esses gestos, possamos adentrar nas explicações de parte a parte da celebração da Santa Missa. INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene. Existem duas espécie de inclinação: de cabeça e de corpo: a) faz-se a inclinação de cabeça quando Leia Mais …

POSIÇÕES DO CORPO

SENTADO: É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar. É uma atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair. Em celebrações especiais, com pequena comunidade, o Presidente às vezes, faz a homilia sentado. Quando ficamos sentados: na monição para a 1ª leitura, proclamação da 1ª leitura, salmo responsorial, monição para a 2ª leitura, proclamação da 2ª leitura, monição para o Evangelho, na homilia, canto e procissão das oferendas, apresentação do pão e do Leia Mais …

GESTOS E ATITUDES

ORAR COM A ALMA E O CORPO: O homem é corpo e alma, por isso, ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto…. tudo é expressão de sua vida. O jogador de futebol quando faz o gol vibra, pula, abraça, dá cambalhota, ajoelha-se, ergue as mãos, saúda a torcida. Mas por que faz isso? Não bastaria fazer o gol e pronto? Ocorre que ele não está sozinho. O gol é uma Leia Mais …