EVANGELHO DO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2016

 TEMPO DO ADVENTO – “Eis o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos!” BOM DIA AMIGA (O) LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “DOIS CEGOS, CRENDO EM JESUS, SÃO CURADOS “ EVANGELHO: Mateus 9,27-31: Quando Jesus saiu dali, dois cegos o seguiram, gritando: Tem piedade de nós, filho de Davi. 28 Jesus chegou em casa, e os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou: Vocês acreditam que eu posso fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor. 29 Então Jesus tocou os olhos deles, dizendo: Que aconteça conforme Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2016

 TEMPO DO ADVENTO – “Eis o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos!” BOM DIA AMIGA (O) LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “AQUELE QUE PÕE EM PRÁTICA A VONTADE DO MEU PAI, QUE ESTÁ NO CÉU “ EVANGELHO: Mateus 7,21.24-27: Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Naquele dia muitos me dirão: Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não Leia Mais …

35º Encontro Gotas de Liturgia

35ª Formação Litúrgica da Assembleia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado refletimos sobre o momento da Fração do Pão e o Cordeiro de Deus na Santa Missa. Hoje trataremos da Comunhão e da benção final: “Antigamente, as pessoas andavam a pé ou no lombo de animais, sobre estradas cheias de curvas. E muitas lendas surgiram à beira das estradas. Conta-se que certo mendigo passou a vida inteira sentado sobre uma enorme pedra à Leia Mais …

34º Encontro Gotas de Liturgia

34ª Formação Litúrgica da Assembleia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado falamos da doxologia final da oração eucaristia (Por Cristo, com Cristo e em Cristo…) e do Pai-Nosso dentro da Celebração Eucaristia, onde destacamos que esse Pai-Nosso que rezamos na missa não tem o acostumado “Amém” ao final. Hoje veremos um pouco da SAUDAÇÃO e FRAÇÃO DO PÃO. A paz é um dom de Deus. É o maior que há sobre a terra. Leia Mais …

33º Encontro Gotas de Liturgia

33ª Formação Litúrgica da Assembleia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado falamos ainda da oração eucarística e dentro deste tema, falamos do porquê nesta parte da missa, rezamos pelo Papa, pelos Bispos, Clero, Falecidos e pelos Santos. Feitas todas essas orações, o sacerdote termina a oração eucaristia com o que chamamos de doxologia final, que é o “Por Cristo, Com Cristo…” A palavra “doxologia” é um neologismo que vem do grego “doxa” (glória, Leia Mais …

32º Encontro Gotas de Liturgia

32ª Formação Litúrgica da Assembléia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado falamos ainda da eucaristia, dando enfoque na origem historia da ceia eucarística e reconhecendo-a como a grande surpresa e graça que Jesus nos deixou. Nela vivenciamos a ceia de Jesus Cristo e por meio dela comungamos seu Corpo e Seu Sangue. Pois bem! Terminada a consagração do Corpo e Sangue de Cristo, a oração eucaristia continua rezando por diversas pessoas e situações, Leia Mais …

31º Encontro Gotas de Liturgia

31ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado demos continuidade nas explicações sobre a consagração do pão e do vinho. Vimos que ao olhar a Eucaristia devemos olha-la com os olhos da fé. Temos que mergulhar no mistério da Salvação e reconhecer no pão e no vinho, o corpo e o sangue de Cristo, pois é isso que verdadeiramente recebemos na comunhão eucarística. Hoje vamos ver um pouco a origem Leia Mais …

30º Encontro Gotas de Liturgia

30ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, falamos um pouco sobre a consagração do pão e do vinho, ápice da nossa Santa Missa e fonte de salvação para todos nós. Vimos o momento correto de ajoelhar-se e levantar-se e a importância do sacerdote na consagração. Mas como dito no encontro passado, vamos ficar alguns encontros ainda tentando explicar a grandeza e importância deste momento da celebração para nossa salvação. Leia Mais …

29º Encontro Gotas de Liturgia

29ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, demos inicio ao coração da celebração, que é a liturgia eucarística. Falamos um pouco do diálogo que introduz o Prefácio (O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós. Coração ao alto! O nosso coração está em Deus. Demos graças…..), das diversas fórmulas do Prefácio, dependendo o tempo litúrgico que estamos celebrando e, por fim, dissemos que o Prefácio termina com Leia Mais …

28º Encontro Gotas de Liturgia

28ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, falamos das orações que são realizadas após a apresentação do ofertório. Pois bem! Feita àquelas orações, nós entramos no prefácio da oração eucarística, que terminará com o “Santo”. Segundo o Missal Romano “inicia-se agora a Oração Eucarística, centro e ápice de toda a celebração, prece de ação de graças e santificação. O sacerdote convida o povo a elevar os corações ao Senhor Leia Mais …

27º Encontro Gotas de Liturgia

27ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, falamos da apresentação do pão e do vinho pelo Padre, onde ele oferece o pão e faz aquela oração “Bendito sejais, Senhor, Deus do universo Pelo pão que recebemos…..e vai se tornar pão da vida. Depois ele prepara o vinho, colocando uma gota de água no vinho e oferecendo também a Deus diz: “Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que Leia Mais …