BATISMO DO SENHOR

A festa do Batismo do Senhor faz parte do conjunto das comemorações da manifestação do Senhor do Ciclo de Natal. Está presente de certa forma na solenidade da Epifania, em que se comemora a manifestação do Senhor aos pagãos e seu batismo no Jordão. A vida de Deus que nasce no Natal, vai se manifestando. Desenvolve-se pela ação do Espírito Santo. Portanto, com a festa de hoje, encerra-se o Ciclo do Natal, tempo em que recordamos a vinda de Deus até nós. Batizado o Senhor, os céus se abriram e Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2016

 TEMPO DO ADVENTO – “Eis o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos!” BOM DIA AMIGA (O) LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “DOIS CEGOS, CRENDO EM JESUS, SÃO CURADOS “ EVANGELHO: Mateus 9,27-31: Quando Jesus saiu dali, dois cegos o seguiram, gritando: Tem piedade de nós, filho de Davi. 28 Jesus chegou em casa, e os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou: Vocês acreditam que eu posso fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor. 29 Então Jesus tocou os olhos deles, dizendo: Que aconteça conforme Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2016

 TEMPO DO ADVENTO – “Eis o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos!” BOM DIA AMIGA (O) LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “AQUELE QUE PÕE EM PRÁTICA A VONTADE DO MEU PAI, QUE ESTÁ NO CÉU “ EVANGELHO: Mateus 7,21.24-27: Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Naquele dia muitos me dirão: Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não Leia Mais …

35º Encontro Gotas de Liturgia

35ª Formação Litúrgica da Assembleia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado refletimos sobre o momento da Fração do Pão e o Cordeiro de Deus na Santa Missa. Hoje trataremos da Comunhão e da benção final: “Antigamente, as pessoas andavam a pé ou no lombo de animais, sobre estradas cheias de curvas. E muitas lendas surgiram à beira das estradas. Conta-se que certo mendigo passou a vida inteira sentado sobre uma enorme pedra à Leia Mais …

34º Encontro Gotas de Liturgia

34ª Formação Litúrgica da Assembleia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado falamos da doxologia final da oração eucaristia (Por Cristo, com Cristo e em Cristo…) e do Pai-Nosso dentro da Celebração Eucaristia, onde destacamos que esse Pai-Nosso que rezamos na missa não tem o acostumado “Amém” ao final. Hoje veremos um pouco da SAUDAÇÃO e FRAÇÃO DO PÃO. A paz é um dom de Deus. É o maior que há sobre a terra. Leia Mais …

33º Encontro Gotas de Liturgia

33ª Formação Litúrgica da Assembleia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado falamos ainda da oração eucarística e dentro deste tema, falamos do porquê nesta parte da missa, rezamos pelo Papa, pelos Bispos, Clero, Falecidos e pelos Santos. Feitas todas essas orações, o sacerdote termina a oração eucaristia com o que chamamos de doxologia final, que é o “Por Cristo, Com Cristo…” A palavra “doxologia” é um neologismo que vem do grego “doxa” (glória, Leia Mais …

32º Encontro Gotas de Liturgia

32ª Formação Litúrgica da Assembléia           Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado falamos ainda da eucaristia, dando enfoque na origem historia da ceia eucarística e reconhecendo-a como a grande surpresa e graça que Jesus nos deixou. Nela vivenciamos a ceia de Jesus Cristo e por meio dela comungamos seu Corpo e Seu Sangue. Pois bem! Terminada a consagração do Corpo e Sangue de Cristo, a oração eucaristia continua rezando por diversas pessoas e situações, Leia Mais …

31º Encontro Gotas de Liturgia

31ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado demos continuidade nas explicações sobre a consagração do pão e do vinho. Vimos que ao olhar a Eucaristia devemos olha-la com os olhos da fé. Temos que mergulhar no mistério da Salvação e reconhecer no pão e no vinho, o corpo e o sangue de Cristo, pois é isso que verdadeiramente recebemos na comunhão eucarística. Hoje vamos ver um pouco a origem Leia Mais …

30º Encontro Gotas de Liturgia

30ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, falamos um pouco sobre a consagração do pão e do vinho, ápice da nossa Santa Missa e fonte de salvação para todos nós. Vimos o momento correto de ajoelhar-se e levantar-se e a importância do sacerdote na consagração. Mas como dito no encontro passado, vamos ficar alguns encontros ainda tentando explicar a grandeza e importância deste momento da celebração para nossa salvação. Leia Mais …

29º Encontro Gotas de Liturgia

29ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, demos inicio ao coração da celebração, que é a liturgia eucarística. Falamos um pouco do diálogo que introduz o Prefácio (O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós. Coração ao alto! O nosso coração está em Deus. Demos graças…..), das diversas fórmulas do Prefácio, dependendo o tempo litúrgico que estamos celebrando e, por fim, dissemos que o Prefácio termina com Leia Mais …

28º Encontro Gotas de Liturgia

28ª Formação Litúrgica da Assembléia Tema da Formação: Gotas de Liturgia Lema da Formação: “Ninguém ama o que não conhece” MISSA PARTE POR PARTE Introdução: No encontro passado, falamos das orações que são realizadas após a apresentação do ofertório. Pois bem! Feita àquelas orações, nós entramos no prefácio da oração eucarística, que terminará com o “Santo”. Segundo o Missal Romano “inicia-se agora a Oração Eucarística, centro e ápice de toda a celebração, prece de ação de graças e santificação. O sacerdote convida o povo a elevar os corações ao Senhor Leia Mais …