SÁBADO SANTO: SILÊNCIO, ESPERA E ESPERANÇA

“Que significa ‘subiu’, senão que ele desceu também às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo” (Ef 4, 9-10). Em muitas regiões do Brasil, há um fato a ser recordado e celebrado em cada dia da Semana Santa. Mesmo diante da unidade do Tríduo Pascal, há em cada dia uma dimensão do Mistério Pascal a ser lembrado e rezado. Normalmente, no Sábado Santo, nossa atenção se volta para a Vigília Pascal, a grande noite e Leia Mais …

MEDITAÇÃO PARA A MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE DA QUARESMA – DIOCESE DE SJRP

 12 de abril de 2019 Quero nesta manhã de espiritualidade da quaresma de 2019, meditar sobre três estações da Via Sacra, uma vez que não é possível meditar aqui e agora as 15 estações: Verônica enxuga o rosto de Jesus; Simão Cirineu ajuda Jesus a Carregar a cruz; Jesus consola as mulheres de Jerusalém. SIMÃO CIRINEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ “Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus”(Lc 23, 26).  No caminho do calvário, Simão Leia Mais …

O CRUCIFICADO

“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos; porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.” A quarentena quaresmal é um tempo bom para nos voltarmos para a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e contemplarmos o mistério de seu sofrimento, paixão e morte na cruz. A nossa vida de fé está estreitamente vinculada a Cristo Crucificado, fonte da salvação para a humanidade, o mundo e a história. São Paulo afirma: “Cristo fez-se por nós obediente até a morte e morte de Cruz”.  “A crucifixão é um ato de Leia Mais …

O EXERCÍCIO ESPIRITUAL DA VIA-SACRA

Denominamos de Via-Sacra, caminho sagrado, o trecho percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo desde a sua condenação, na casa de Pilatos, até ao local do seu sepultamento. É o caminho da expressão maior da condenação e sofrimento do justo inocente, da morte na cruz e da escuridão silenciosa do sepulcro. Mas é também a revelação da misteriosa misericórdia de Deus, que não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Todo dia é dia para rezar a Via-Sacra, mas não há tempo melhor que a quaresma Leia Mais …

O que a Igreja diz sobre a teoria da evolução?

Reflita, através dos pensamentos da Igreja, sobre a origem da vida Na Encíclica “Fides et ratio” (1998), o Papa São João Paulo afirma que “a fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou, no coração do homem, o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, conhecê-Lo, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio”. O Papa estimula um diálogo honesto e Leia Mais …

Dom Tomé faz reunião com os padres que acolhem seminaristas para estágio pastoral

Dom Tomé se reuniu nesta sexta-feira, dia 15, com os 18 sacerdotes que acolhem seminaristas nos finais de semana para estágio pastoral em diversas paróquias e comunidades, tanto na cidade de São José do Rio Preto, como também em outras cidades da diocese. O assunto tratado, segundo informou o reitor do Seminário Maior Diocesano, padre Leonel Brabo, foi o de “acompanhamento do processo de estágio Pastoral que os padres exercem acolhendo os seminaristas nos fins de semana, como um trabalho de formação pastoral”. Esta foi a primeira reunião deste ano Leia Mais …

Nova pesquisa revela os efeitos da fé no cérebro

A fé traz benefícios psicológicos e físicos, de acordo com estudos científicos Um artigo da edição de março da revista italiana Benêsse, la saudé con l’anima nos oferece a oportunidade de aprofundar uma perspectiva científica sobre os efeitos psicofísicos da fé, revelando um panorama verdadeiramente encorajador. O autor é o jornalista científico Piero Bianucci, que desde o início deixa claro que não está tentando tirar uma conclusão exagerada e utilitarista como: “Se você acredita em Deus, não terá nenhum problema de saúde”. Em vez disso, ele quer compartilhar conosco os Leia Mais …

O SACRAMENTO DA CONFISSÃO E A QUARESMA

O pecado é uma realidade que nos pertence enquanto construímos história no mundo, marca a nossa existência histórica do começo ao fim.  Não há pessoa humana que não experimente, em algum momento de sua vida, o pecado: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8,7). Podemos pecar contra nós mesmos, o outro, as comunidades a que pertencemos, a sociedade e contra Deus. Não poucas vezes as estruturas que sustentam as sociedades estão também permeadas pelo pecado. O pecado pode ser pessoal, comunitário, social e estrutural, mas Leia Mais …

QUARESMA, TEMPO DE ABSTINÊNCIA

A abstinência quaresmal consiste em deixar de realizar algum ato, por quarenta dias, durante o tempo da quaresma, da quarta-feira de cinzas até a noite de quinta-feira santa, isto é, a Missa da Ceia do Senhor, exclusive, tendo como motivação uma mais intensa relação com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, sobretudo com o mistério do seu sofrimento e morte na cruz, e unidade com aqueles que padecem no corpo, na alma e no espírito as misérias humanas e precisam de nossa caridade. A abstinência não se identifica com Leia Mais …

QUARESMA E SILÊNCIO

O silêncio contribui para a saúde física, psíquica e espiritual da pessoa humana. No cristianismo, a fé não é possível sem o exercício regular do silêncio, ele é uma realidade sagrada.  Nosso Senhor Jesus Cristo, após os 30 anos de “ocultamento” em Nazaré, nos três anos de “vida pública”, em diversas circunstâncias, retirou-se em silêncio para rezar. Com a palavra e o exemplo, o Divino Salvador nos propõe o silêncio como práxis vital para a nossa “saúde integral”. A quaresma é um tempo propício para nos dedicarmos à prática do Leia Mais …

Refletindo sobre os valores

O processo de maturação humana e espiritual nos insere na dinâmica da reflexão sobre questões de ordem existencial. Nosso olhar inevitavelmente se direciona para o nosso interior, e nos perguntamos sobre as pessoas que somos. Consideramos simultaneamente o nosso agir, nossas opções e atitudes, confrontando-as com as atitudes que nossa consciência nos mostra que deveríamos ter desenvolvido e assumido. Como resultado, percebemos uma distância, adequada ou não, equilibrada ou não, entre o que somos e o que deveríamos ser. São os valores que nos orientam nesta reflexão, porque são eles Leia Mais …