A CERTEZA DA FÉ NAS HORAS DAS INCERTEZAS DA VIDA, DO MUNDO E DA HISTÓRIA

Estamos vivendo a alegria do Tempo Pascal, cinquenta dias para degustar parcimoniosamente o mistério da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Distendemos no tempo a intensidade do único Mistério Pascal para poder absorvê-lo segundo os limites de nossa natureza humana e de nossa humana fé. Um tempo de gratidão, de alegria e de esperança. Agradecemos a Deus Pai a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos alegra, Ele está vivo, é esperança da nossa ressurreição: n’Ele morremos para com Ele vivermos plenamente aqui, agora e na eternidade, na expectativa Leia Mais …

NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA

No mundo marcado pela velocidade, pelo movimento, “onde tudo é para ontem”, como é difícil esperar. Esperar incomoda, provoca ansiedade, irritação. Desespero é não saber esperar. Saber esperar não é comodismo, é estratégia e solução. “Quem espera tudo alcança. ” “Caminhar de esperança em esperança” é preciso. “A esperança é a última que morre. ” Das virtudes teologais, a mais “frágil” é a esperança, mas é ela que dá as mãos à fé e à caridade. Sobre o pós sepultamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, diz o evangelista Lucas: “As Leia Mais …

COMUNIDADE DIOCESANA CELEBRA SÃO JOSÉ

A Procissão de Entrada já havia rompido o corredor central da Catedral quando as bandeiras foram trazidas ao Presbitério por atiradores do Tiro de Guerra local. A Banda Regimental da Polícia Militar entoou os hinos; com especial destaque para aquele que exalta o Município. “São José do Rio Preto, tua marcha, tua fé, vão levando para a glória o pendão de São José”. O 166º aniversário de fundação da Capital da 8ª Região Administrativa do Estado de São Paulo foi, também, oportunidade para se reafirmar a religiosidade do povo desde Leia Mais …

NÃO HÁ PÁSCOA SEM SACRAMENTO DA CONFISSÃO E COMUNHÃO EUCARÍSTICA.

É tempo de recordar dois mandamentos da Igreja: confessar-se ao menos uma vez ao ano e comungar na Páscoa da Ressurreição. “O tempo útil para o cumprimento do dever pascal, em conformidade com o Código de Direito Canônico (cf Cân. 920, § 2), é o próprio ciclo pascal, isto é, desde a Quinta-feira Santa até o domingo de Pentecostes. Por justa causa, este preceito pode ser cumprido em outro tempo dentro do ano.” Há uma saudável tradição em associar o sacramento da Confissão com o tempo da Quaresma e da Leia Mais …

SEMANA SANTA NÃO É FERIADO PROLONGADO PARA OS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

No Brasil, como se não bastasse o grande número de feriados, cristalizou-se o costume do “feriado prolongado”, isto é, unir a folga do dia de feriado a outro que não o é, aumentando os dias de descanso, às vezes incluindo o sábado e domingo em uma sequência. Há uma grande tentação, ou fato consumado, em fazer do Tríduo Pascal, da Quinta Feira Santa ao Domingo de Páscoa, um feriado prolongado, ocasião para viagens, festas e descanso. Com isso, ignora-se a santidade do Tríduo Pascal, o que não pode ser esquecido Leia Mais …

PÁSCOA EM TEMPO DE INCERTEZAS

Incertezas são encontradas por todo lado, de toda natureza e com profundidades diversas, provocando múltiplas consequências na sociedade e na vida de fé dos cidadãos e singularmente nos Cristãos Católicos Apostólicos Romanos. Vivemos uma diáspora de mentiras e interpretações falsas de fatos, ou pseudo-fatos, que geram confusão, insegurança e medo, comprometendo o presente e o futuro da sociedade e da Igreja. É neste contexto, com escuras nuvens, que celebramos o Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, glorificado pela cruz e ressurreição. Celebrar a glorificação de Nosso Senhor Jesus Cristo, Leia Mais …

CAMPANHA DA FRATERNIDADE É ABERTA NA DIOCESE

O povo da Diocese de São José do Rio Preto já milita em prol da superação da violência. “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), lema da Campanha da Fraternidade 2018, é a inspiração que norteará a caminhada dos fiéis durante a Quaresma. Sob a presidência de dom Tomé Ferreira da Silva, foi celebrada a Missa que marcou a abertura do tempo de conversão e penitência que conduzirá à Páscoa. O encontro aconteceu na Catedral de São José, nessa quarta-feira, 14 de fevereiro. “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos” (Salmo 50/51), declararam Leia Mais …