DECRETO: ALTERAÇÃO DE LIMITES PAROQUIAIS

Para o bem do Povo de Deus, ouvido o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores, os Padres que representam a Região Pastoral Beato Padre Mariano no Conselho Presbiteral e no Conselho Pastoral Diocesano, e os Padres responsáveis pelas Paróquias São Pedro, de Ubarana, São João Batista, de José Bonifácio, Sagrada Família e Santos Reis, de José Bonifácio, Determinamos que as seguintes comunidades, até então pertencentes à Paróquia São Pedro, em Ubarana, voltem a fazer parte da Paróquia São João Batista, de José Bonifácio: Comunidade Santa Luzia, Comunidade Nossa Senhora Aparecida-Machado, Leia Mais …

RHUAN – A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

São muitas as formas de violência, múltiplos os seus autores, incontável o número dos que são atingidos. Estranho que o ambiente familiar seja espaço onde crianças e adolescentes  são  vítimas da ação agressiva dos adultos. A partir da família, cria-se uma corrente de agressão, pois “quem bate ensina a bater”, que se espalha por outros estratos da sociedade, criando uma  cultura da violência. Ignorar ou não querer ver a violência disseminada é expressão de uma indiferença, um vírus letal para a pessoa e a sociedade. É bem verdade que a Leia Mais …

O DIVINO ESPÍRITO SANTO

  O Divino Espírito Santo é uma pessoa. A Sagrada Escritura mostra que o Divino Espírito Santo se manifesta na História da Salvação em forma de pomba e de línguas de fogo. Não são poucos que confundem as formas da manifestação com o próprio Divino Espírito Santo; por isso, é preciso reafirmar que Ele não é pomba e nem fogo, mas uma pessoa. Toda pessoa é um mistério, quanto mais é mistério as pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. Mistério não é ausência, mas excesso de razão. Na Sagrada Leia Mais …

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

“Procurarás a justiça, nada além da justiça “ (Dt 16,18-20) Entre os dias 02 e 08 de junho, da solenidade da Ascensão de Jesus à solenidade de Pentecostes, realizamos no Brasil, a “Semana de oração pela unidade cristã”. Esta oportunidade é também uma saudável provocação para a promoção do diálogo inter-religioso.  No Brasil, o diálogo ecumênico se realiza entre as igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil: Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida Leia Mais …

53º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

“ ‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana. ” No próximo dia 02 de junho, solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao céu, realizamos o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma iniciativa do Santo Padre o Papa Francisco, que escreveu uma mensagem para esta ocasião, convidando para irmos das comunidades de redes sociais à comunidade humana. A pessoa humana carrega consigo o desejo de uma vida comum, de pertença a uma comunidade, pois é criada à imagem e semelhança Leia Mais …

SÁBADO SANTO: SILÊNCIO, ESPERA E ESPERANÇA

“Que significa ‘subiu’, senão que ele desceu também às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo” (Ef 4, 9-10). Em muitas regiões do Brasil, há um fato a ser recordado e celebrado em cada dia da Semana Santa. Mesmo diante da unidade do Tríduo Pascal, há em cada dia uma dimensão do Mistério Pascal a ser lembrado e rezado. Normalmente, no Sábado Santo, nossa atenção se volta para a Vigília Pascal, a grande noite e Leia Mais …

MEDITAÇÃO PARA A MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE DA QUARESMA – DIOCESE DE SJRP

 12 de abril de 2019 Quero nesta manhã de espiritualidade da quaresma de 2019, meditar sobre três estações da Via Sacra, uma vez que não é possível meditar aqui e agora as 15 estações: Verônica enxuga o rosto de Jesus; Simão Cirineu ajuda Jesus a Carregar a cruz; Jesus consola as mulheres de Jerusalém. SIMÃO CIRINEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ “Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus”(Lc 23, 26).  No caminho do calvário, Simão Leia Mais …

O CRUCIFICADO

“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos; porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.” A quarentena quaresmal é um tempo bom para nos voltarmos para a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e contemplarmos o mistério de seu sofrimento, paixão e morte na cruz. A nossa vida de fé está estreitamente vinculada a Cristo Crucificado, fonte da salvação para a humanidade, o mundo e a história. São Paulo afirma: “Cristo fez-se por nós obediente até a morte e morte de Cruz”.  “A crucifixão é um ato de Leia Mais …

O EXERCÍCIO ESPIRITUAL DA VIA-SACRA

Denominamos de Via-Sacra, caminho sagrado, o trecho percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo desde a sua condenação, na casa de Pilatos, até ao local do seu sepultamento. É o caminho da expressão maior da condenação e sofrimento do justo inocente, da morte na cruz e da escuridão silenciosa do sepulcro. Mas é também a revelação da misteriosa misericórdia de Deus, que não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Todo dia é dia para rezar a Via-Sacra, mas não há tempo melhor que a quaresma Leia Mais …