“A ESPERANÇA DOS POBRES JAMAIS SE FRUSTRARÁ” (Sl 9,19)

Ao término do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016), o Papa Francisco criou o “Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no penúltimo domingo do tempo comum do calendário litúrgico. Neste ano de 2019, será no dia 17 de novembro, precedido por uma jornada que deve ser iniciada no dia 10 do mesmo mês. O tema proposto pelo Santo Padre o Papa é: “A esperança dos pobres jamais se frustrará”, retirado da Bíblia, Salmo 9, versículo 19. O fenômeno do empobrecimento de amplos setores da população mundial é um fato, que Leia Mais …

MISSIONARIEDADE

  “Diante de Deus e do Cristo Jesus que vai julgar os vivos e os mortos, eu te peço com insistência, pela manifestação de Cristo e por seu reinado: PROCLAMA A PALAVRA, INSISTE OPORTUNA E INOPORTUNAMENTE, CONVENCE, REPREENDE, EXORTA, COM TODA A LONGANIMIDADE E ENSINAMENTO. De fato, vai chegar um tempo em que muitos não suportarão a sã doutrina e se cercarão de mestres conforme seus desejos, quando sentem coceira no ouvido e, desviando o ouvido da verdade, voltam para as fábulas. Tu, porém, vigia em tudo, suporta as provações, Leia Mais …

NÃO ANDAR A ESMO, O ESPÍRITO SANTO CONDUZ A IGREJA

  A Diocese de São José do Rio Preto constrói o seu oitavo Plano Diocesano de Pastoral, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. É um processo de revisão, de escuta e de prospecção, realizado sob a iluminação do Divino Espírito Santo e em unidade com a Igreja presente no Brasil.   A imagem da casa, como lar, coloca diante dos nossos olhos a questão do amor, da paternidade e maternidade, e da fraternidade. A casa é a residência do amor, onde sendo amados, Leia Mais …

NARRATIVAS, FATOS E BOATOS

  A palavra “narrativa” está na moda. A construção e divulgação de narrativas permeia o universo da comunicação, interferindo intensivamente na realidade. O “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa” afirma que narrativa “é a exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens”.  Seria simples se toda palavra estivesse necessariamente vinculada a um objeto ou fato, ou se fosse usada para expô-los ou comentá-los, mas não é assim. A palavra, e também a imagem, possui um Leia Mais …

DECRETO: ALTERAÇÃO DE LIMITES PAROQUIAIS

Para o bem do Povo de Deus, ouvido o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores, os Padres que representam a Região Pastoral Beato Padre Mariano no Conselho Presbiteral e no Conselho Pastoral Diocesano, e os Padres responsáveis pelas Paróquias São Pedro, de Ubarana, São João Batista, de José Bonifácio, Sagrada Família e Santos Reis, de José Bonifácio, Determinamos que as seguintes comunidades, até então pertencentes à Paróquia São Pedro, em Ubarana, voltem a fazer parte da Paróquia São João Batista, de José Bonifácio: Comunidade Santa Luzia, Comunidade Nossa Senhora Aparecida-Machado, Leia Mais …

RHUAN – A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

São muitas as formas de violência, múltiplos os seus autores, incontável o número dos que são atingidos. Estranho que o ambiente familiar seja espaço onde crianças e adolescentes  são  vítimas da ação agressiva dos adultos. A partir da família, cria-se uma corrente de agressão, pois “quem bate ensina a bater”, que se espalha por outros estratos da sociedade, criando uma  cultura da violência. Ignorar ou não querer ver a violência disseminada é expressão de uma indiferença, um vírus letal para a pessoa e a sociedade. É bem verdade que a Leia Mais …

O DIVINO ESPÍRITO SANTO

  O Divino Espírito Santo é uma pessoa. A Sagrada Escritura mostra que o Divino Espírito Santo se manifesta na História da Salvação em forma de pomba e de línguas de fogo. Não são poucos que confundem as formas da manifestação com o próprio Divino Espírito Santo; por isso, é preciso reafirmar que Ele não é pomba e nem fogo, mas uma pessoa. Toda pessoa é um mistério, quanto mais é mistério as pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. Mistério não é ausência, mas excesso de razão. Na Sagrada Leia Mais …

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

“Procurarás a justiça, nada além da justiça “ (Dt 16,18-20) Entre os dias 02 e 08 de junho, da solenidade da Ascensão de Jesus à solenidade de Pentecostes, realizamos no Brasil, a “Semana de oração pela unidade cristã”. Esta oportunidade é também uma saudável provocação para a promoção do diálogo inter-religioso.  No Brasil, o diálogo ecumênico se realiza entre as igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil: Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida Leia Mais …