Papa conclui ciclo de catequeses sobre o Batismo 

Na reflexão de hoje, Papa explicou significado da veste branca e da vela acesa no rito do Batismo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Audiência geral na Praça São Pedro com o Papa Francisco / Foto: Reprodução Youtube – Vatican News

O Papa Francisco concluiu nesta quarta-feira, 16, o ciclo de catequeses sobre o Batismo, realizado nesse tempo pascal vivido pela Igreja. O tema de hoje foi “revestidos de Cristo”.

Na reflexão de hoje, Francisco se deteve sobre o significado da veste branca e da vela acesa, que fazem parte do rito. “A veste branca, enquanto exprime simbolicamente aquilo que aconteceu no sacramento, anuncia a condição dos transfigurados na glória divina”, disse, explicando que revestir-se de Cristo, como lembra São Paulo, é revestir-se de sentimentos de ternura, bondade, humildade, mansidão, magnanimidade, perdão e, sobretudo, caridade. 

Também a entrega da chama acesa no círio pascal lembra o efeito do Batismo. Sobre as palavras do sacerdote nesse momento – “Receba a luz de Cristo”, Francisco explicou que elas recordam que a luz é Jesus Cristo, que venceu as trevas do mal. 

“Nós somos chamados a receber o seu esplendor! Como a chama do círio pascal dá luz a velas individuais, assim a caridade do Senhor Ressuscitado inflama os corações dos batizados, enchendo-os de luz e calor”. 

Francisco lembrou que essa é, de fato, a vocação cristã: caminhar sempre como filhos da luz, perseverando na fé. No caso das crianças, explicou o Papa, é tarefa dos pais, junto aos padrinhos, cuidar de alimentar a chama da graça batismal no coração dos pequenos, ajudando-os a perseverar na fé. “A educação cristã é um direito das crianças”, disse, citando o Rito do Batismo das Crianças. 

“Ao término destas catequeses sobre Batismo, repito a cada um de vocês o convite que assim expressei na exortação apostólica Gaudete et exsultate: ‘Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito Santo na tua vida (cf. Gal 5, 22-23)”, concluiu o Santo Padre.

O post Papa conclui ciclo de catequeses sobre o Batismo  apareceu primeiro em Notícias.

;
Matéria retirada do Site: Noticias do Vaticano por papa.cancaonova.com

Gostou do nosso site, compartilhe...

Pastoral da Comunicação Santa Terezinha

Missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Definição: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação -  CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. E João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio). Objetivo Geral: As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós. O Sistema Pascom de Automatização de Mensagens, foi desenvolvido plenamente para que nossos paroquianos tenha sempre a mão as notícias mais atualizadas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *