Papa Francisco entrega carta a bispos do Chile

Carta foi entregue ao término dos encontros realizados para analisar casos de abusos cometidos por membros da Igreja nas últimas décadas 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Papa Francisco com os Bispos Chilenos./ Foto: Vatican Media.

Terminou nesta quinta-feira, 17, o último dos quatro encontros que o Papa Francisco teve com os 34 bispos chilenos, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke. Ao término destes encontros, o Papa entregou a cada um dos seus irmãos no episcopado uma carta, que foi divulgada também hoje no Boletim da Santa Sé. 

A Conferência Episcopal Chilena foi convocada pelo Santo Padre para analisar os casos de abusos cometidos por membros da Igreja nas últimas décadas. Os encontros começaram na última terça-feira, 15. Francisco agradeceu aos bispos por terem aceito o convite para que, juntos, fizessem um discernimento franco frente aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja no Chile nos últimos anos. 

“À luz desses acontecimentos dolorosos referentes aos abusos – de menores, de poder e de consciência – temos aprofundado a gravidade dos mesmos assim como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração”, lembrou o Papa na carta. 

Francisco também agradeceu pela disponibilidade dos bispos de aderir e colaborar com as mudanças e resoluções que terão que ser tomadas a curto, médio e longo prazo, medidas essas necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial. 

“Depois desses dias de oração e reflexão, lhes envio a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço ao seu Senhor no faminto, no preso, no migrante, na vítima de abuso. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, concluiu o Papa. 

Entre os dias encontros, estava em pauta a apresentação do relatório feito por Dom Charles J. Scicluna, que foi enviado pelo Papa Francisco ao Chile para investigar casos de abuso que aconteceram nos últimos 10 anos. 

O post Papa Francisco entrega carta a bispos do Chile apareceu primeiro em Notícias.

;
Matéria retirada do Site: Noticias do Vaticano por papa.cancaonova.com

Gostou do nosso site, compartilhe...

Pastoral da Comunicação Santa Terezinha

Missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Definição: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação -  CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. E João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio). Objetivo Geral: As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós. O Sistema Pascom de Automatização de Mensagens, foi desenvolvido plenamente para que nossos paroquianos tenha sempre a mão as notícias mais atualizadas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *