Papa inicia ciclo de catequeses sobre os Mandamentos

Desejo de uma vida plena foi o ponto de partida do Papa para a reflexão sobre os Mandamentos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco iniciou nesta quarta-feira, 13, um ciclo de catequeses sobre os Mandamentos. Na primeira reflexão, Francisco fez uma introdução ao assunto, concentrando-se no desejo de uma vida plena.

Um trecho do Evangelho de Marcos mostra a pergunta de um jovem a Jesus: como alcançar a vida eterna. “Naquela pergunta está o desafio de toda existência, também a nossa: o desejo de uma vida plena, infinita. Mas como fazer para chegar lá? Qual caminho seguir?”, questionou o Santo Padre.

Ao longo da reflexão, o Papa mencionou em especial os jovens, que muitas vezes procuram viver mas acabam se destruindo indo atrás de coisas efêmeras. “A vida do jovem é seguir adiante, ser inquieto, a sã inquietude, a capacidade de não se contentar com uma vida sem beleza, sem cor. Se os jovens não forem famintos de vida autêntica, me pergunto, para onde irá a humanidade?”.

Na resposta à pergunta daquele homem no Evangelho, Jesus indica os mandamentos e cita uma parte do Decálogo. Segundo o Papa, trata-se de um processo pedagógico com o qual Jesus quer guiar a um lugar preciso.

Pela pergunta daquele homem a Jesus, Francisco disse que fica claro que ele não tem vida plena, está inquieto, procura mais. E o convite final de Jesus fala ao jovem sobre a riqueza verdadeira: “Uma só coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu”.

“Quem, podendo escolher entre um original e uma cópia, escolheria a cópia? Eis o desafio: encontrar o original da vida, não a cópia. Jesus não oferece substitutos, mas vida verdadeira, amor verdadeiro, riqueza verdadeira!”.

O Papa concluiu a reflexão explicando que aquilo que falta passa por aquilo que se tem. “Jesus não veio para abolir a Lei ou os Profetas, mas para dar cumprimento. Devemos partir da realidade para dar o salto ‘àquilo que falta’. Devemos perscrutar o ordinário para nos abrirmos ao extraordinário”.

O post Papa inicia ciclo de catequeses sobre os Mandamentos apareceu primeiro em Notícias.

;
Matéria retirada do Site: Noticias do Vaticano por papa.cancaonova.com

Gostou do nosso site, compartilhe...
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
SHARE
YouTube
YouTube
INSTAGRAM

Pastoral da Comunicação Santa Terezinha

Missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Definição: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação -  CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. E João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio). Objetivo Geral: As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós. O Sistema Pascom de Automatização de Mensagens, foi desenvolvido plenamente para que nossos paroquianos tenha sempre a mão as notícias mais atualizadas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *