Papa terá encontro com bispos do Chile no Vaticano

Na reunião, o Santo Padre compartilhará suas conclusões pessoais sobre a recente visita do arcebispo Dom Charles Scicluna ao Chile

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco terá um encontro nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Vaticano, com os bispos do Chile. Na reunião, o Santo Padre compartilhará suas conclusões pessoais sobre a recente visita do arcebispo Dom Charles Scicluna ao país, e os numerosos testemunhos orais e escritos que tem recebido em razão de denúncias de abuso de poder, sexual e psicológico de membros do clero chileno.

Segundo o Pontífice, diante dos desafios enfrentados pela Igreja no Chile é necessário analisar com profundidade as causas e consequências destes mecanismos que, em alguns casos, levaram ao encobrimento e omissões graves com relação às vítimas. Durante o encontro, que contará com a participação de 31 bispos diocesanos e auxiliares, e dois bispos eméritos, o Santo Padre estará acompanhado pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet.

Leia também
.: Papa reforça tolerância zero contra abusos de crianças

De acordo com a Santa Sé o objetivo deste processo sinodal é discernir, de forma conjunta, sobre a responsabilidade de todos e cada um dos ferimentos devastadores causados pelos abusos de membros do clero no país. Um estudo também será realizado e terá como base a necessidade de mudanças apropriadas e duradouras que possam impedir a repetição destes abusos.“É essencial para restaurar a confiança na Igreja”, declarou a Santa Sé.

Além de ser voltado para a prevenção de todo e qualquer tipo de abuso, o encontro elevará a figura do Bom Pastor e destacará a importância dos presbíteros acompanharem o sofrimento das vítimas de abusos. O Santo Padre agradeceu a disponibilidade dos bispos que se comprometeram a participar deste encontro e renovou o pedido para que o povo do Chile continue em estado de oração para que a conversão total ocorra. Segundo a Santa Sé, o Papa Francisco não fará nenhuma declaração durante ou após as reuniões, que serão mantidas em estrita confidencialidade.

O post Papa terá encontro com bispos do Chile no Vaticano apareceu primeiro em Notícias.

;
Matéria retirada do Site: Noticias do Vaticano por papa.cancaonova.com

Gostou do nosso site, compartilhe...

Pastoral da Comunicação Santa Terezinha

Missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Definição: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação -  CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. E João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio). Objetivo Geral: As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós. O Sistema Pascom de Automatização de Mensagens, foi desenvolvido plenamente para que nossos paroquianos tenha sempre a mão as notícias mais atualizadas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *