EVANGELHO DO DIA 14 DE JANEIRO 2020

BOM DIA COM MUITA ALEGRIA! LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS.   “JESUS VEIO NOS ENSINAR A DESTRUIR O MAL.”   EVANGELHO Marcos 1,21-28: Foram à cidade de Cafarnaum e, no sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei. 23 Nesse momento, estava na sinagoga um homem possuído por um espírito mau, que começou a gritar: 24 Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 12 DE JANEIRO DE 2020

BOM DIA COM MUITA ALEGRIA! LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS.   “BATISMO DO SENHOR: JESUS COMEÇA A VIDA PUBLICA”.   EVANGELHO Mateus 3,13-17: Jesus foi da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. 14 Mas João procurava impedi-lo, dizendo: Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Jesus, porém, lhe respondeu: «Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça. E João concordou. 16 Depois de ser batizado, Jesus logo saiu Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE COMUNHÃO PARA A FESTA DE CRISTO, REI DO UNIVERSO Ó Jesus, não te esqueças de mim quando, um dia, em teu reino vieres! ó Senhor que te lembres da gente quando, então, em teu reino estiveres! 1- Falou Deus, o Senhor, chamou a terra, do nascente ao poente a convocou. Deus refulge em Sião, beleza plena não se cala ante nós, que ele chamou. 2- “Reuni na minha frente os meus eleitos, que selaram a aliança ante o altar!” O próprio céu será a Leia Mais …

Cantar a Liturgia

CANTAR AS FESTAS DO SENHOR  Ainda que, ao longo do ano litúrgico, a Igreja celebre o mesmo mistério de Cristo, ao calendário litúrgico foram sendo agregadas, no decorrer da história, outras festas do Senhor. Dentre estas, destacam-se: Santíssima Trindade (domingo depois de Pentecostes), Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor (quinta-feira depois da Santíssima Trindade) e Cristo, Rei do Universo (último domingo do ano litúrgico). Trata-se de solenidades surgidas durante o segundo milênio da era cristã, exclusivas do Ocidente. Elas não têm como objeto de celebração algum aspecto particular do mistério Leia Mais …

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A CELEBRAÇÃO DO 53º DIA MUNDIAL DA PAZ 1º DE JANEIRO DE 2020 A PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA: DIÁLOGO, RECONCILIAÇÃO E CONVERSÃO ECOLÓGICA A PAZ, CAMINHO DE ESPERANÇA FACE AOS OBSTÁCULOS E PROVAÇÕES A paz é um bem precioso, objeto da nossa esperança; por ela aspira toda a humanidade. Depor esperança na paz é um comportamento humano que alberga uma tal tensão existencial, que o momento presente, às vezes até custoso, «pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se Leia Mais …

EVANGELHO DO DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2019

BOM DIA COM MUITA ALEGRIA! LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “SENHOR, EU QUERO VER DE NOVO” EVANGELHO Lucas 18,35-43: Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36 Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37 Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. 38 Então o cego gritou: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! 39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: Filho de Davi, tem piedade Leia Mais …

Dom Murilo Krieger realiza 1ª missa de agradecimento pela canonização de Santa Dulce

  O Arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, vai para Roma participar da Santa Missa do Papa Francisco pela Canonização da Beata Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. O Arcebispo visita a Igreja de Santo André do Vale, onde vai acontecer a primeira missa de agradecimento pela canonização. Mais detalhes com Anna Ferreira.   Fonte JCTV

EVANGELHO DO DIA 11 DE OUTUBRO DE 2019

BOM DIA COM MUITA ALEGRIA! LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. “SE É PELO DEDO DE DEUS QUE EU EXPULSO OS DEMÔNIOS, ENTÃO O REINO DE DEUS CHEGOU PARA VOCÊS” EVANGELHO LUCAS 11,15-26: Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. 16 Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17 Mas, conhecendo o pensamento deles, Jesus disse: «Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será destruído; e uma casa cairá sobre outra. Leia Mais …

Cantar a Liturgia

A MISTAGOGIA APLICADA À MÚSICA LITÚRGICA Assim como as leituras bíblicas e as orações, o canto litúrgico é uma “ação ritual”, expressão ritual de nossa fé. Como toda ação ritual, ele é “sinal sensível”, que significa e realiza o mistério de nossa “salvação” (cf. SC 7).  Uma possibilidade de fazer a mistagogia de determinado canto litúrgico é durante o ensaio – sem pressa –, fazer a “degustação” do texto, da melodia, do ritmo etc.  A liturgista lone Buyst, em seu livro Música ritual e mistagogia (pp. 14-16), propõe três passos: 1) Descrição e análise da ação Leia Mais …