Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE COMUNHÃO PARA O TEMPO COMUM  Felizes os pobres, felizes os mansos quem busca a justiça, com sede e com fome. Feliz quem quer paz feliz quem é puro, Feliz quem padece, Senhor por teu nome! (4° DTC-A). Senhor, nós queremos ser luz para o mundo, que vive nas trevas, andando no escuro Queremos ser sal, levando pra todos o gosto da vida, num mundo tão duro (5º DTC-A) Aquele que faz, aquele que ensina os teus mandamentos, tua lei, ó Senhor, no reino do Leia Mais …

Cantar a Liturgia

CANTOS DE COMUNHÃO PARA OS DOMINGOS DO TEMPO COMUM  O canto de comunhão para os domingos do Tempo Comum, bem como do restante do ano litúrgico, tem como função ministerial exprimir, pela unidade das vozes, a união espiritual dos comungantes, demonstrar a alegria dos corações e enfatizar a índole comunitária e eclesial do gesto litúrgico da procissão (cf. IGMR 86): “O único simbolismo da fusão das vozes, como sinal de união dos que cantam assume, no momento da ‘comunhão’ sacramental, um significado particularmente eloquente” (J. Gelineau). Em outras palavras, esse Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE ABERTURA PARA O TEMPO COMUM  No meio da tua casa, recebemos, ó Deus, tua graça! Sem fim nossa louvação, pois a justiça está sempre em tuas mãos!  1- Alegrai-vos no Senhor!/ Quem bom venha louvar!/ Peguem logo o violão/ e o pandeiro pra tocar. /Para ele um canto novo / vamos, gente, improvisar. 2- Ele cumpre o que promete: /podem nele confiar! / Ele ama o que é direito / e ele sabe bem julgar. / Sua palavra fez o céu,/ fez a terra Leia Mais …

Cantar a Liturgia

CANTOS DE ABERTURA PARA OS DOMINGOS DO TEMPO COMUM  Os cantos de abertura para os domingos do Tempo Comum, assim como para os demais tempos e festas do ano litúrgico, não têm compromisso direto com a liturgia da Palavra, como é o caso dos cantos de comunhão. Têm, sim, relação direta com os “ritos iniciais”. Estes ritos, segundo a Instrução Geral do Missal Romano, têm como finalidade estabelecer a comunhão entre os fiéis reunidos e dispô-los à escuta da palavra de Deus e à digna celebração do mistério eucarístico (IGMR Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE COMUNHÃO PARA A VIGÍLIA PASCAL    Aleluia! Aleluia, Aleluia, Aleluia!      1. Rendei graças ao Senhor!/ Que seu amor é sem fim!/ Diga o povo de Israel / que seu amor é sem fim! / Digam já seus sacerdotes / que seu amor é sem fim!/ Digam todos os que o temem/ que seu amor é sem fim!  2. Eis o dia do Senhor!/ Alegres, nele exultemos!/ Eis o dia em que ele agiu!/ Alegres, nele exultemos!/ Eis o dia que ele fez!/ Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO PARA A CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR  Fiel madeiro da cruz, o árvore sem rival. Que selva outro produz que traga em si fruto igual? Quão doce peso conduz o lenho celestial   1. Canta, língua, o glorioso, / duro combate da cruz./ Eis o tema generoso, /que hoje o teu canto conduz: / da morte vitorioso, / morre no lenho Jesus.  2. O Criador, apiedado/da maldição que ocorreu/ quando do lenho vetado / Adão o fruto mordeu, / para curar o pecado,/o imenso lenho Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE ABERTURA PARA O TRÍDUO PASCAL  Ninguém pode se orgulhar a não ser nisto, nos orgulhamos na cruz de Jesus Cristo. Nele está a vida e a ressurreição, nele, a esperança de libertação. 1. Deus se compadece e de nós se compraz, em nós resplandece seu rosto de paz. 2. Pra que o povo encontre, Senhor teu caminho e os povos descubram teu terno carinho. 3. Que todos os povos te louvem, Senhor. que todos os povos te cantem louvor 4. Por tua justiça se Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE COMUNHÃO PARA A QUARESMA Se o grão de trigo não morrer, sozinho vai ficar, mas, se morrer no chão dará, com o tempo, muito fruto.   1. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força, / minha rocha, meu refúgio e salvador./ Ondas da morte me envolveram totalmente / e as torrentes da maldade me aterraram  2. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia / e elevei o meu clamor para o meu Deus. / De seu templo ele escutou a minha voz, / Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE ABERTURA PARA A QUARESMA Lembra, Senhor, o teu amor fiel para sempre! / Que os inimigos não triunfem sobre o povo!/ De suas angústias, o Senhor, livra tua gente!  1- Senhor, meu Deus, a ti elevo a minha alma, / em ti confio: que eu não seja envergonhado./ Não se envergonhe quem em ti põe a esperança,/ mas, sim. quem nega por um nada sua fé!  2- Mostra-me, Senhor, os teus caminhos / e faz-me conhecer a tua estra- da!/ Tua verdade me oriente Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE COMUNHÃO PARA O NATAL    A luz resplandeceu / em plena escuridão, / jamais irão as trevas / vencer o seu clarão!    1- De tudo existe um começo, / e no começo de tudo / era o Verbo, sim, o Verbo,/ pelo qual existe tudo!/ Voltado pra Deus estava/ o Verbo que era Deus, / e nada de quanto existe / sem ele apareceu / É nele que estava a vida,/ a vida que é luz dos homens./ A luz nas trevas resplende, /e Leia Mais …

Cantar a Liturgia

BREVE MISTAGOGIA DE UM CANTO DE ABERTURA PARA O NATAL  Nasceu-nos hoje um menino/ e um Filho nos foi dado, / grande é este pequenino,/ rei da Paz será chamado / Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!  1.Cantai, cantai ao Senhor um anto novo, um louvor!/ Por maravilha tão grande, / um canto novo, um louvor!/ Por tal vitória e poder, /um canto novo, um louvor!/ Por um amor tão fiel, / um canto novo, um louvor!  2. A salvação resplendeu,/um canto novo, um louvor!/ Justiça apareceu / um canto novo, um Leia Mais …