Publicada lista dos participantes do Sínodo sobre os jovens

Do Brasil, além do relator Dom Sérgio da Rocha, participam Dom Vilsom Basso, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Jaime Spengler 

Da redação, com Vatican News

Próximo Sínodo será dedicado aos jovens / Foto: Vatican News

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã deste sábado, 15, a lista dos participantes da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no Vaticano, de 3 a 28 de outubro, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Papa Francisco é o presidente da Assembleia sinodal, seguido pelo secretário geral, cardeal Lorenzo Baldisseri, e pelos quatro presidentes delegados: o cardeal Louis Raphaël I Sako, patriarca de Babilônia dos Caldeus, líder do Sínodo da Igreja Caldeia (Iraque); o card. Desiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina (Madagascar); o card. Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon (Myanmar) e o card. John Ribat, arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné).

Seguem o relator geral, card. Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os dois secretários especiais: o padre jesuíta Giacomo Costa, diretor da revista “Aggiornamenti Sociali”, presidente da Fundação Cultural “San Fedele” e vice-presidente da Fundação Carlo Maria Martini, e o sacerdote salesiano Rossano Sala, professor da Pastoral Juvenil na Pontifícia Universidade Gregoriana e diretor da Revista “Note di Pastorale Giovanile”.

Vem então a Comissão para a Informação, com o presidente Dr. Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, e como secretário o padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica”.

O presidente da Comissão para as Controvérsias (Contestações) é o cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a educação católica. Dois os membros desta Comissão: Dom Charles Jude Scicluna, arcebispo de Malta, e Dom Godfrey Igwebuike Onah, bispo de Nsukka (Nigéria).

A seguir, vem a lista completa dos Padres sinodais provenientes de todo o mundo, de nomeação pontifícia, eleitos e ex officio, com os colaboradores, auditores e auditoras, consultores, assistentes e delegados fraternos das várias Igrejas cristãs.

Do Brasil, fazem parte Dom Vilsom Basso, SCI, bispo de Imperatriz; Dom Eduardo Pinheiro da silva, SDB, Bispo de Jaboticabal; Dom Gilson Andrade da Silva, bispo titular de Noba, auxiliar de São Salvador da Bahia; Dom Jaime Spengler OFM, arcebispo de Porto Alegre.

O subsecretário do Sínodo dos Bispos é Dom Fabio Fabene, bispo titular de Montefiascone.

O post Publicada lista dos participantes do Sínodo sobre os jovens apareceu primeiro em Notícias.

;
Matéria retirada do Site: Noticias do Vaticano por papa.cancaonova.com

Gostou do nosso site, compartilhe...

Pastoral da Comunicação Santa Terezinha

Missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Definição: “É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação -  CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. E João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio). Objetivo Geral: As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós. O Sistema Pascom de Automatização de Mensagens, foi desenvolvido plenamente para que nossos paroquianos tenha sempre a mão as notícias mais atualizadas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *